Quem sou eu

Minha foto
Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil
GRAÇA E PAZ MEUS IRMÃOS: O Projeto Dai-me Almas,é um grupo missionario que esta nascendo na nossa cidade.Nossa missão é levar a palavra de Deus atraves da promoção e organização de encontros de primeiro anuncio,Aprofundamento,Formação e cura e libertação. e tambem fazemos trabalhos socias como visita a Asilos,orfanatos e hospitais levando a palavra de Deus aos mais necessitados. para saber mais: e-mail:missaofazeidiscipulos@bol.com.br tel.:(32)8701-8599

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Sexualidade e o Grupo de jovens!




Olá meus queridos amigos e amigas. Não se espantem com o título da postagem, é algo absolutamente natural e definitivamente necessário que falemos disso.
Graças a Deus, hoje nossa Igreja vive um momento muito bom em relação a Espiritualidade de sua Juventude, com inumeros grupos de oração para jovens e Pastorais da Juventude espalhadas por todo país, se fortalecendo a cada dia e recebendo milhares de jovens o tempo todo.
A Juventude que busca a Deus luta constantemente para lidar e controlar sua sexualidade de modo sadio sem desviar o foco de sua espiritualidade, mas para isso é muito importante que o Grupo ou pastoral colabore com esses jovens.
Então você me pergunta como poderia o Grupo de oração, ou pastoral da Juventude ajudar seus jovens a lidar com a sexualidade?
Vamos por partes...
Primeiramente não devemos perder o foco que é e sempre será Jesus Cristo, ou seja, é primordial que o incentivo a vida de oração pessoal seja incentivada constantemente, pois essa batalha dificilmente será vencida sem uma vida orante, (Lectio Divina, o terço ou rosário, oração pessoal, louvor, etc..)
Mas e na prática, no dia-a-dia dos encontros?
O jovem possui uma facilidade natural de apego, de afeto e isso se reflete muito na atitude do abraço que é sem dúvida, uma forma maravilhosa e fraterna de zelo e afetividade, mas um simples abraço quando é dado sem discernimento pode trazer alguns problemas para o convivio do grupo mas sobretudo para o próprio jovem.
Para explicar melhor isso, vamos dar o exemplo de um grupo de oração...
Em um encontro de jovens num grupo de oração, é comum encontrarmos jovens (na maioria meninas) com problemas de afetividade e/ou carência, e num momento de oração toca-se a música "Ninguém te ama como eu", aí aparece um SERVO do grupo muito prestativo e a acolhe nos braços para de certo modo ORAR por ela, enquanto a mesma se desmorona em prantos por causa de seus problemas pessoais ao ouvir a CONVENIENTE música...e pronto, perdeu-se o foco!
Sabemos que uma pessoa que sofre de carência, tende a se apegar muito facilmente com as outras pessoas, e exatamente por isso é preciso muito discernimento por parte da liderança do grupo para evitar este tipo de situação, onde o foco (JESUS CRISTO) pode acabar sendo desviado, e isso poderia se tornar um problema para o grupo e seus membros, afinal já foi comprovado que muitos jovens abandonam a Igreja depois de uma decepção, na grande maioria das vezes decepção amorosa..pois teve o foco desviado.
Veja bem, não estou dizendo que um servo não deve orar para um participante, mas devemos discernir se naquele momento convém que um SERVO ore por uma participante, ou se poderia ser melhor uma SERVA, a fim de preservar ambos e desta forma lidar de modo santo com a sexualidade nos grupos de jovens.
Resumindo, se perceberem a necessidade... o ideal seja que Servo ore para o participante, e que SERVA ore para a participante.
Este recado é sobretudo para as lideranças de grupos e pastorais, para que a vida ou existencia do grupo não seja prejudicada por este tipo de situação.
As jovens que participam destes movimentos, não abram mão da vaidade mas cuidem-se para que o inimigo não use da fraqueza humana e masculina dos meninos através de suas roupas... Meninas sejam belas e santas desde o olhar até o esmalte da unha.
Muitos grupos tiveram inumeros casos de problemas com servos e participantes entre namoros, amizades, fatos e atitudes que causaram escandalos que poderiam ser evitados.
Trabalhar com jovem é sempre prazeroso, e ao mesmo tempo dificil, é preciso discernimento e muito auxilio por parte de Espirito Santo, para que principalmente a coordenação possa perceber estas situações e agir com sabedoria.
Jovens de Oração possuem uma Sexualidade Abençoada, enquanto o mundo tenta transforma-la em Sensualidade, e esta certamente não vem de Deus. Por isso devemos diferenciar entre nossos jovens SEXUALIDADE x SENSUALIDADE
Vivam a sexualidade Santa e não deixem que a Sensualidade acabe com a Espiritualidade e o amor que existe em seu grupo, em sua Pastoral.
"Sede Santos, por que Eu sou Santo" Lv 11,44

Nenhum comentário:

Postar um comentário